Sunday, February 15, 2009

Cajon deSastre

Meu blog brasileiro predileto, Cajon deSastre, promoveu um concurso sorteando três bolsas que Angélica Daas, bloggando diretamente de Madrid, ganhou na feira Bread and Butter.
Para concorrer, os bloggers deveriam discutir sobre as tendências apresentadas na feira para o verão 2010, os looks de street style e o futuro do jeans. Para minha surpresa, descobri hoje que não só fui um dos três ganhadores, como tive meu "pitaco manifesto" publicado no blog!
Logo eu, que basicamente só posto imagens e tenho uma preguiça de escrever... Tenho certeza que foi o Cajon DeSastre que me inspirou. Para quem não conhece esse é o endereço:

http://mi-cajon.blogspot.com

"Os ganhadores do Concurso Cajon+B&B são Ingrid Araujo, Rafael Srur e Lu. Parabéns!!!! O Rafael fez um texto bem especial que vou reproduzir aqui. Será que conseguimos entre todos responder seus questionamentos?

Sobre a ligação entre música e moda, acho o tópico dos mais interessantes. Assim como o cinema e as novelas (no Brasil), é impossível negar como como estes quase "ditam" o que é "bacana" ou não. Obviamente os "mudernos" e os formadores de opinião são os primeiros a adotar aqui no Brasil o que é descolado, cool; para logo em seguida, quando já não são os únicos a usarem seus wayfares, suas calças skinny, seus lenços palestinos e seus bigotes/cortes de cabelo estranhos; jogar tudo fora, porque o "mainstream" roubou seu look (que vamos combinar chega no Brasil depois de 2 anos ou mais...) Então os "cultuados" fashionistas, que não passam de fashion victims, obcecados com seus achados brecholentos e sua atitude muderna não são nada mais que deslumbrados. É claro que é impossível negar que a graça da moda está na sua constante mudança. E é mais impossível ainda negar o quanto os stylists de celebridades são poderosos e a fascinação de atrizes "desenhando" suas próprias linhas de roupa. Como estamos cansados de saber, a moda, não mais ditada por designers e sim pela suposta diversidade de tendências/influência do street style e sua suposta liberdade de expressão não é nada mais do que: "o que vc está vestindo?" "Todo que estou vestindo é de segunda mão, o sapato não lembro onde comprei... É claro que há exceções, The Sartorialist é genial porque mostra um ângulo quase atemporal e ainda assim contemporâneo. Para ser sincero, de início qualquer blog de street style me fascinava, mas depois não agüentava mais tanto crash de estampa, skinny jeans, leggin e o indefectível óculos wayfare... Qual é o sentido de todos se parecerem exatamente iguais? Confesso que sou obcecado por tênis, especialmente as parcerias das grandes marcas com designers de moda, ilustradores etc. Se pude$$e colecionava, sim! Não gosto de falar em crise, mas não é o momento de buscar design e tecidos mais duravéis? Deixemos o luxo e o maravilhoso espetáculo que é a Alta Costura para John Galliano, Alexander McQueen (porque ainda precisamos sonhar)! Que tal os designers brasileiros adotarem a estratégia da Fillipa K, que recentemente abriu uma loja (sim uma loja e não uma brechó) para vender peças de coleções antigas e peças usadas? Fast Fashion já era, slow fashion, minha gente! Aproveitando a deixa, uma pergunta que aposto que todo faz (não em voz alta). Por que a Osklen é tão cara? Por que usa materiais "eco friendly", ou por que tem lojas em Portugal, NY e Tokyo que dão mais retorno de mídia do que lucro propriamente dito? Jeans será sempre jeans. Tom Ford recentemente produziu uma peça de denim raw japonês com botão de ouro e acabamento de em fios de seda. A palavra de vez é raw denim, japonês de preferência. O que isso nos diz? Antes uma peça democrática, agora virou símbolo de status. Afinal, quem entende o mínimo de jeans sabe diferenciar uma peça Diesel, 7 For All Mankind, e tantas outras disponíveis a preços exorbitantes no Brasil. Mais do que a idéia do jeans artesanal (é claro que eu gostaria de algumas feitas exclusivamente para mim na Earnest Sewn) o que acho mais interessante é o jeans orgânico. Acredito que a Eden seja pioneira no Brasil."

No comments: